site 1O profissional da Arquitetura e Urbanismo é aquele que planeja, projeta, executa e organiza espaços, sejam eles internos ou externos, e segue critérios de estética, funcionalidade e conforto e deve atender também às necessidades sociais.

É uma área que exige do profissional um olhar artístico e intimidade com o mundo dos números. O mercado da área retraiu-se um pouco com o início da pandemia, mas já retomaram-se as oportunidades e está em expansão, com muitas chances de atuação.

Conheça agora um pouco mais sobre a área, o curso e as possibilidades para o arquiteto urbanista.

O que faz um arquiteto

O arquiteto e urbanista pode atuar na concepção e execução de projetos de Arquitetura, Arquitetura de Interiores, Urbanismo, Paisagismo e Patrimônios Históricos Culturais e Artísticos  e na concepção e coordenação de processos de planejamento urbano e elaboração de planos diretores, através de práticas de projeto e soluções tecnológicas que valorizam monumentos, edificações, conjuntos e cidades. Ou seja, o arquiteto e urbanista é um agente crítico que concebe os espaços das relações humanas considerando questões sociais, culturais, ambientais e econômicas.

Dentre as principais atribuições do arquiteto e urbanista, destacam-se: supervisão, coordenação, gestão e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnica e ambiental; assistência técnica, assessoria e consultoria; direção de obras e de serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria e arbitragem e elaboração de orçamento.

site 2

Mercado de trabalho e atuação na sociedade

O mercado para o profissional da Arquitetura e Urbanismo é promissor e está em expansão, principalmente na construção civil e no planejamento urbano e regional. Oferece uma pluralidade de formas de atuação. Suas atribuições vão de projetar ambientes e edificações ao planejamento de cidades e regiões, sendo a área muito ampla para o profissional. Além das ofertas de trabalho, a remuneração também é bastante atrativa.

As regiões com mais oferta de vagas para o profissional são Sul e Sudeste, porém, com a expansão de investimentos no norte, nordeste e centro-oeste, existe uma demanda altíssima por profissionais da Arquitetura e Urbanismo nestas regiões.

Salários

De acordo com o site salario.com.br, a média salarial de um arquiteto urbanista é R$6.059,44, para uma jornada de trabalho de 40 horas por semana. O teto pode chegar a R$13.055,54 para profissionais em regime de CLT. Os valores podem variar de acordo com a região e local de trabalho.

Duração do curso de Arquitetura e Urbanismo

10 períodos (05 anos).

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UninCor

O curso de Arquitetura e Urbanismo EaD da UninCor oferece uma ampla formação composta por mais de 3.780 horas de aulas práticas e teóricas, pretendendo formar um profissional comprometido com a realidade social, econômica e ambiental brasileira. Assim, o arquiteto e urbanista poderá atuar não só em grandes centros urbanos, mas também nas cidades de pequeno e médio porte do interior do país.

A formação também inclui estágio supervisionado, Atividades Acadêmicas Complementares de Curso e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para formar profissionais preparados para os novos desafios do mercado de trabalho, o curso atende às exigências do Ministério da Educação (MEC).

O curso oferece uma infraestrutura completa, com vários laboratórios, dentre os quais destacamos: laboratório de conforto ambiental e laboratório de maquetaria, canteiro de obras experimental e um escritório modelo que realiza projetos sociais para a comunidade, promovendo aos alunos um aprendizado teórico-prático, desde o primeiro semestre, além da conexão com o mercado de trabalho e a sociedade.

site 4

Curso de Arquitetura e Urbanismo EaD

(Ato autorizativo de criação de curso EaD: Resolução n.º 20 de 20 de dezembro de 2015).

O curso de Arquitetura e Urbanismo EaD da UninCor segue a tendência de ensino denominada “Modelo Híbrido”. Isso significa que você terá acesso a um processo de ensino com qualidade tendo a flexibilidade de tempo e horário necessária para a sua formação (Confira aqui 5 benefícios de se fazer uma graduação a distância). Porém, mantendo a realização de encontros presenciais com foco no desenvolvimento das atividades práticas exigidas no processo de formação do futuro licenciado .

Quando você deverá comparecer à instituição ?

• Para a realização das Atividades Práticas Presenciais (APP) previstas na Matriz curricular, com periodicidade mensal.
  • Para realização da Verificação de Aprendizagem Presencial (VAP), momento avaliativo semestral.

Estude na UninCor!

Faça sua graduação em Arquitetura e Urbanismo na UninCor e transforme sua vida para um novo tempo. Chegou a hora de acreditar, aproveitar as oportunidades para ir além e realizar o seu sonho de ser um profissional da Arquitetura e Urbanismo.

site 3

A UninCor tem estrutura completa, com profissionais altamente capacitados e reconhecidos pelo mercado.

Inscreva-se agora no vestibular da Unincor: transforme.unincor.br e faça sua prova sem sair de casa, ou utilize a nota do ENEM.

Gabriela (35) 99147- 2188

Ráisa (35) 99196- 0863