Por Revista QB

O Brasil é o país em que mais vale a pena ter uma graduação, de acordo com um estudo realizado por uma equipe da consultoria J.P. Morgan. E, por mais que você tenha uma bolsa de estudos pela plataforma Quero Bolsa, entrar em uma faculdade também gera gastos com xerox, salgados e transporte. Nem sempre o estágio é remunerado e, quando é, muitas vezes o dinheiro não é suficiente para pagar todos os boletos. Além disso, uma grana extra é sempre bem-vinda, não é mesmo?

blog-capa-2.jpg

Pensando nisso, a Revista QB listou sete maneiras de você ganhar um trocado enquanto está cursando o Ensino Superior. Confira:

1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC)

O PIBIC é um estudo aprofundado sobre um tema escolhido pelo aluno realizado ao longo de um ano com um auxílio de um orientador. Embora pareça exigir muito esforço, o artigo final deve conter, no máximo, vinte páginas.

Algumas faculdades que possuem centros de pesquisa oferecem bolsa-auxílio para os alunos, assim como instituições de incentivo à pesquisa, nas quais o aluno também pode inscrever o seu trabalho por meio de sua faculdade.

2. Revisão de trabalhos acadêmicos

Ao longo do semestre, há muitos trabalhos e atividades solicitados por professores de diferentes disciplinas. Muitas vezes a data de entrega dos trabalhos coincidem e, por esse motivo, a revisão do conteúdo produzido pode ser deixada de lado e resultar em notas mais baixas.

Por isso, revisar as atividades de seus colegas de classe e cobrar por isso pode ser uma boa forma de ganhar um dinheiro extra.

blog-capa.jpg

3. Venda de doces

Que a vida de estudante é uma correria e os congelados/comidas prontas passam a ser uma questão de sobrevivência, todo mundo já sabe. Vender alimentos, portanto, é uma forma de ganhar uma renda extra que pode dar certo.

Bolos de pote, brigadeiros e trufas são algumas das opções de venda. Embora eles demandem um certo esforço e um investimento inicial, o retorno financeiro também pode ser alto.

4. Brechó online

Sabe aquela blusa de frio que está no cantinho do seu guarda-roupa e você sempre fala que vai usar, mas nunca usa? Um brechó online seria uma forma de você resolver esse problema e ainda ganhar um dinheiro com isso!

Os brechós podem ser feitos em páginas nas redes sociais, em um site próprio ou em sites voltados para isso, como o Enjoei.

5. Venda de livros

Assim como as roupas, também é possível vender os livros que você já leu, estão ocupando espaço na sua casa e podem ser muito úteis para outras pessoas!

As vendas podem ser feitas em redes sociais, assim como o brechó, mas também podem ser feitas para sebos. O retorno financeiro não é muito grande, mas já dá para pagar os salgados da faculdade.

6. Pesquisas online

Muitas empresas desejam compreender o mercado e seus consumidores e, para isso, desenvolvem questionários em plataformas online como o MeeSeems, Green Panthera e Myiyo  Pesquisas. E o melhor: eles oferecem dinheiro ou descontos para os participantes inscritos nos sites.

Saiba mais sobre a Unincor e conheça também a opinião dos alunos na página de avaliação da faculdade.