Por Revista QB

Você já participou de um processo seletivo certo de que seria o candidato mais adequado para ocupar o cargo mas um outro candidato, muitas vezes até com um currículo não tão bom quanto o seu, foi aprovado para dar continuidade no processo seletivo e você não?

como-se-deve-comportar-em-uma-entrevista-de-emprego-D_NQ_NP_986766-MLB26155827571_102017-F.jpg

Os dados de uma pesquisa feita pela consultoria de Recursos Humanos Robert Half, divulgada na 7ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) podem ajudar a entender um pouco mais sobre essa surpresa nada agradável.

A consultoria fez a seguinte pergunta a diversos recrutadores brasileiros: o que mais te chama atenção em um candidato numa entrevista de emprego? Apenas 13% dos recrutadores indicaram que habilidades técnicas é o aspecto mais chamativo em um candidato. Confira os números da pesquisa:

• Perceber que se encaixa à cultura e clima da empresa - 29%
  • As habilidades comportamentais - 26%
  • A apresentação de resultados atingidos em empresas anteriores - 17%
  • As habilidades técnicas - 13%
  • Perceber que ele está realmente interessado na vaga - 7%
  • Perceber que ele se preparou para entrevista - 3%
  • A capacidade de comunicação - 3%
  • Outros - 3%

Mas o que é Cultura e Clima da empresa?

Como pudemos notar, 29% dos recrutadores entrevistados pela Robert Half disseram que a compatibilidade do candidato com a cultura e clima da empresa chamam mais atenção durante um processo seletivo. Caso esses termos não sejam familiares para você, não deixe de ler as definições abaixo, mesmo breves podem te ajudar.

A cultura pode ser entendida como uma manifestação de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social que são valorizadas em um ambiente. Cada empresa possui sua cultura, e alguns funcionários podem se adaptar rapidamente a ela ou não, o que pode afetar diretamente sua produtividade.

Podemos entender o clima de uma empresa como um conjunto de causas que interferem na produtividade e na qualidade do ambiente de trabalho. O clima pode ser influenciado pelo nível cultural, pela habilidade de comunicação e aspectos psicológicos dos funcionários. As empresas buscam manter um bom clima organizacional, tendo um nível estável de satisfação dos funcionários. O recrutador pode optar por não contratar candidatos que apresentem riscos à estabilidade do clima da empresa, mesmo que possuam excelentes currículos.

Boa sorte!

Saiba mais sobre a Unincor e conheça também a opinião dos alunos na página de avaliação da universidade.