Por Revista QB

Provavelmente, você já passou ou conhece alguém que tenha passado pela experiência de enviar currículos e ser reprovado por não ter experiência na área e pensou: “mas como é possível adquirir experiência se ninguém oferecer a primeira oportunidade?”.

contratanet-quando-devo-buscar-o-primeiro-emprego-790x527.jpeg

A boa notícia é que existem alguns programas com a função de auxiliar jovens e estudantes a ingressarem no mercado de trabalho como o estágioaprendiz e trainee.

Você sabe do que se trata cada um deles? Veja a seguir mais informações sobre os três programas e decida qual deles é o melhor para você.

Aprendiz

A categoria Jovem Aprendiz é voltada para alunos com idade entre 14 e 24 anos. Dentro dessa categoria há um segmento voltado para menores de idade, entre 14 e 18 anos, ambas com as mesmas características determinadas pela Lei do Aprendiz.

Para participar, o estudante deve estar inscrito em um programa de aprendizagem técnico-profissional conveniado à empresa - na qual ele terá aulas teóricas -, matriculado em uma instituição de ensino regular e com a frequência em dia. A carga horária do aprendiz não pode ultrapassar seis horas diárias durante o período máximo de dois anos.

A atividade possui um contrato de aprendizagem, o qual é validado na Carteira de Trabalho e Previdência Social de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A remuneração é de um salário mínimo, mas pode variar de acordo com a empresa contratante.

Estagiário

O estágio é uma atividade direcionada para estudantes do Ensino Médio e Superior, com o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho.

jovem_trabalho_620_349.jpg

A atividade divide-se nas modalidades obrigatória e não obrigatória, e pode variar de acordo com a instituição de ensino. Na primeira, a remuneração e auxílio-transporte são opcionais. Já na modalidade não-obrigatória, a empresa contratante deve oferecer remuneração e auxílio-transporte para o estagiário.

Trainee

O programa Trainee é oferecido para recém-formados em um curso superior ou que estejam no final da graduação, por meio de contratação no regime CLT no período de até dois anos.

Trata-se de um treinamento de capacitação profissional para assumir uma posição de liderança. Normalmente, é oferecido por grandes empresas e, para participar, é necessário passar por processos seletivos divididos em várias etapas. O salário varia de acordo com a empresa contratante.

E aí? Tirou suas dúvidas? Comente aqui embaixo o que você achou do conteúdo! ;)

Saiba mais sobre a Unincor e conheça também a opinião dos alunos na página de avaliação da universidade.