Os efeitos dessa conscientização vem aos poucos modificando hábitos de consumo e principalmente o descarte de lixo. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, promulgada em 2010, estabeleceu que os aterros sanitários somente poderão receber rejeitos — material que sobra após a retirada de tudo que pode ser reaproveitado. Apesar da adesão de parte da população, dos quase 390 quilos de resíduos produzidos no Brasil por habitante todo ano, cerca de 30% poderiam ser reciclados.


A Coleta Seletiva atrelada à conscientização é importante neste processo de descarte responsável. A educação ambiental é uma grande iniciativa que pode resultar, de forma implacável, nos bons hábitos para o futuro de uma sociedade mais sustentável e responsável.

Nas empresas não é diferente. Atender à legislação e às normas ambientais é um dever que permite o uso consciente da natureza sem deixar de preservá-la. A questão ambiental tem preocupado e precisa, cada vez mais, de novas ideias, projetos e ações que tentem reverter mais rapidamente os danos causados pela ação do homem.

vestibular engenheiro ambiental

O Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária é responsável por cuidar e preservar os recursos naturais, buscar o desenvolvimento de forma sustentável, reduzindo prejuízos ao meio ambiente e visando também a manutenção da saúde humana.

O profissional pode trabalhar de forma ampla com projeção e gerenciamento de projetos de preservação de água, descarte de resíduos, tratamento de esgoto ou, ainda, ações de proteção de mananciais, recuperação de áreas degradadas, atenção ao cumprimento da legislação ambiental por parte de empresas e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área sanitária ou de sustentabilidade.